Quadros de Xisto
Um pouquinho da historia do xisto.
Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificaveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa" (e, por extensão, designa-se como "terra lousinha" aos solos com base xistosa).
A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um xisto argiloso (folhelho), e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que depois vira filito, e que finalmente passa a xisto.
O interesse por este tipo de artesanato começou pela curiosidade suscitada após a visita a casa de um amigo no Fundão, onde tinha um quadro de xisto e pela beleza da aldeia, de tal modo que há cerca de quatro anos começou a trabalhar o xisto, aventurando-se na construção de miniaturas de casas tradicionais serranas e de painéis com réplicas de fachadas.
Recolhe na natureza a pedra que se constituirá como a principal matéria-prima para os seus trabalhos.
O Atelier Traquinas não produz, habitualmente, um grande número de peças, pois esta arte tem o contratempo do tempo e a paciência, existindo a necessidade de uma dedicação maior. De modo que o Atelier Traquina sugere a quem quiser uma peça desta, deve solicitar entre 15/20 dias antes.